ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Por que um delegado foi parar na Secretaria de Administração?

Por Caroline Maldonado, Fernanda Palheta e Maristela Brunetto | 24/04/2024 06:00

Serviço de inteligência - A SAD (Secretaria de Estado de Administração) passará a ter uma Assessoria de Inteligência e Gestão da Informação, diretamente vinculada ao secretário Frederico Felini. O serviço foi criado em decreto assinado pelo governador Eduardo Riedel e vem na sequência da nomeação do delegado Roberto Gurgel como adjunto da pasta. Esse serviço municiará o secretário com dados de inteligência e também tem entre suas atribuições controlar o acesso ao prédio e a segurança de dados.

Dono da caneta - O delegado também terá a tarefa de ordenar as despesas com diárias de viagens da pasta e, ainda, finalizar os processos de licitação, homologando os resultados e indicando as empresas selecionadas para os serviços. A pasta passará a concentrar algumas contratações, para aquisições que podem ser quantificadas, como passagens, combustíveis, com os órgãos públicos manifestando interesse e sendo reunidas as demandas em uma só licitação.

É com os vereadores - A prefeita de Sidrolândia, cidade a 70 quilômetros de Campo Grande, não quis falar sobre a investigação aberta pelos vereadores do município nesta terça-feira (23). Em mensagem ao Campo Grande News, ela disse que "se a CPI foi aprovada você tem que ligar para os vereadores". Comissão Parlamentar de Inquérito foi aprovada com 12 votos favoráveis e 1 contrário.

De volta - Depois de buscar fama com cover do Rei Roberto Carlos, Raul Freixes revolveu voltar para a política pelo Democracia Cristã. Anunciou que é pré-candidato à prefeitura de Aquidauana, onde já foi administrador. O curioso é a trilha sonora do anúncio. De Gabriel o Pensador, ele escolheu a trilha: “Até quando você vai levando porrada, porrada?”. Freixes já foi condenado por improbidade e sempre alegou perseguição.

Fachada de prédio público em Coxim, com traços e cores de mural de Kobra.
Fachada de prédio público em Coxim, com traços e cores de mural de Kobra.

Plágio? - A Prefeitura de Coxim resolveu dar um colorido nas fachadas de prédios públicos, mas foi acusada de “plagiar” um dos maiores artistas urbanos do Brasil: Kobra. O muralista assina painel gigante na cidade, em homenagem ao compositor Zacarias Mourão, feito com traços e cores copiados agora em outros dois locais.

Investimento - Treze membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) da Capital participam do Fife (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégicas), evento realizado pela Rede Filantropia, de 23 a 26 de abril no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). O valor de cada inscrição da contratação é de R$ 2.180,00, conforme extrato publicado em edição extra de segunda-feira (22), no Diogrande. Com isso, o investimento total será de R$ 28.340,00. O encontro tem palestrantes nacionais e internacionais.

De fora - O investimento da prefeitura não abrange os conselheiros tutelares, que trabalham na “linha de frente” na defesa das crianças e adolescentes, pois eles não fazem parte do CMDCA, apenas participam como ouvintes das reuniões, sem direito a voto. A Acetems (Associação de Conselheiros Tutelares do Mato Grosso do Sul) está organizando um evento, previsto para 13 e 14 de maio, na Capital.

No aguardo - Prefeituras do interior estão pagando para conselheiros participarem, mas a associação ainda aguarda resposta da Prefeitura de Campo Grande ao pedido de apoio nas inscrições dos conselheiros. A participação é importante, porque 60% dos conselheiros são de primeiro mandato, ou seja, não têm experiência, além do que todos precisam de formação continuada.

Em jogo - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul resolveu falar sobre Justiça Desportiva. Vai realizar um simpósio sobre o tema, contemplando perspectivas e práticas. O evento será nos dias 2 e 3 de maio, aberto ao público em geral mas, claro, com foco em atletas, dirigentes de times, clubes e equipes.

Um por um - O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), garantiu que checou todos os 216 nomes que receberam a Medalha Tiradentes. "Eu tomo cuidado de olhar toda a lista com muito cuidado e critério, um por um, recebi há uns 10 dias, olho a lista, repasso", ao ressaltar o critério utilizado parabenizou os homeageados. "Certamente quem recebeu a medalha o fez por merecer".

Nos siga no Google Notícias